Bom, as desejadas férias estão chegando.

E com elas as temidas malas tem que ser feitas. No meu caso, poucas vezes são temidas, porque eu sempre viajo com o mínimo de coisas possíveis – sim dá pra fazer, basta se organizar.

E sabe por quê? Pq já me ferrei levando tanta coisa em acampamento – sdds acampar, hahahaha, que me deu bagagem ~tudumpsss~ para levar menos coisas e aproveitar mais o que eu levo. Fora o peso que é menor e faz total diferença para a coluna.

Óbvio que sempre você pode pensar: pow eu poderia levar isso + aquilo outro + aquela coisa. Sim, claro que pode; mas na maior parte das vezes você não vai usar, então vai sobrar e vai ter que trazer de volta. Literalmente, peso morto.

Bom, dessa vez eu fiquei preocupada, porque nas minhas viagens sempre levo pouca coisa, mas como fazer para 20 dias na Europa? Com um detalhe: meus vôos não permitem muita bagagem: 12kg no máximo na ida e na volta e nos trechos internos 10 kg – isso se eu não quiser pagar bagagem extra, que sai por volta de 15 a 20 euros se comprados antecipadamente, ou através de milhas – prestem sempre atenção nesses detalhes, porque na hora, podem chegar a 50 euros fácil e aí não vai ter jeito, vai ter que pagar.

Tendo em vista esse cenário, fui fazendo as contas do que preciso.

Preciso de 1 mala pequena na medida padrão máxima que as companhias pedem: 55 cm × 35 cm × 25 cm, ou 55cm x 40cm x 20cm, ou  55 cm x 40 cm x 24 cm). Pequenas variações que acredito que não influenciem muito.

Se você escolher uma mala de rodinhas e de estrutura não rígida, ela será um pouco mais leve. As malas rígidas pesam de 1 a vários kg a mais, mas pra quem quer fazer uma viagem low cost, 1kg ou 2 já fazem diferença.

Escolhida a mala, vamos às roupas. Eu vou numa época que o outono estará no auge, o que pra mim, pode não ser o inverno em sua pletitude, mas estará entre 10 e 14 graus – pra mim é MEGA FRIO.

malinha

E eu sou brasileira e não desisto nunca, hahaha. O que separei:

8 blusinhas (regatas, camisetas, pro dia a dia)

2 blusas manga longa – não tenho muitas mesmo, ando pelada usualmente, vide item acima

2 segundas peles mequetrefes – não são as mais quentes, são para um dia a dia não muito frio

5 kits de Underwear

1 calça jeans

1 shorts de courinho falso

1 shorts jeans

1 calça de couro mais falsa que nota de 3 reais

2 calças de frio isolantes pra usar embaixo da calça ou como legging mesmo

2 leggings comuns e que consigo usar em conjunto se esfriar loucamente

3 pares de meias que absorvem a umidade e secam rápido + 2 pares de meias mais quentinhos

4 meia calças

1 colete fleece – o fleece é um tecido com fibras sintéticas, que é usado como camada intermediária, entre uma segunda pele “decente” e um casaco mais pesado

1 blusa fleece – do msm material acima (o fleece tem “gramaturas” diferentes, e para frios mais rigorosos, adquira gramaturas altas e para frios menos rigorosos, o contrário.

1 casaco de penas de ganso impermeável – esse é o brinquedinho que vai segurar a onda junto com o fleece, se esfriar de uma forma louca.

1 toalha de secagem rápida

1 bota – que vai no pé, 1 par de tênis, 1 par de sapatilhas, 1 par de havaianas

Acessórios: 3 lenços, 1 pashmina, 2 cachecóis, 2 toucas de lãzinha, 1 pashmina mais grossa, 1 par de luvas, cartucheira

Acessórios de dia a dia: 3 pares de brincos, poucas pulseiras, um relógio, prendedor de cabelo, colarzinhos.

Necessáire: Shampoo micro, condicionador micro, pasta de dentes, escova de dentes, 1 finalizador, 1 pente de bolsa, make super básica (lápis, base, 2 batons, sombra, essas coisas de mulher), desodorante.

Cadeado extra – é sempre bom ter, msm tendo locker no hostel, etc

1 bolsinha pro dia a dia

1 micro mala que vai dentro da mala e pode ser usada de bagagem de mão.

Ufa. Td isso deu por volta de 8,5 kg, sendo 2 da mala e 6,5 do restante. Ainda acho que dá pra diminuir, pq as combinações entre as roupas dão mais do que 20 dias, e se der pra diminuir significa mais espaço na mala, e pode ser convertido em souvenirs ou presentes pra mim, hehe.

Minha bagagem de mão, deve ter pouca coisa, mais meus eletrônicos e itens pessoais: porta dindin, kindle, ipod, celular, documentos, fones, cabos, óculos – de grau (just in case) e de sol, tapa olhos, protetor auricular, travesseirinho, remédios, muda de roupa (vai que…) .

Acho que não estou esquecendo nada.  o/

E você, leva o que na sua mala quando viaja?

😉